a estrada

a estrada
abrem-se caminhos

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PADRE ANTONIO SEGANFREDO, UM TIO BISAVÔ ILUSTRE

DO LIVRO POVOADORES DE ALFREDO CHAVES, GUAPORÉ E ENCANTADO


Embora  a atual e progressista cidade de Nova Prata  talvez tenha deixado a história deste padre italiano, tio avô de Cornélio Seganfredo no esquecimento o que neste livro está escrito é verdade.

Um padre  em meio aos imigrantes era tudo o que eles precisavam para não morrer de saudade, de medo, na desilusão.Andava léguas a cavalo para visitar as pessoas em meio à mata, em meio às colonias.
Quando foi transferido para Nova Prata que então se chamava Capoeiras, com o tempo reuniu os agricultores e juntos construiram a primeira Igreja de São João Batista, hoje, depois de reformada é considerada um ponto turístico na cidade.
Conhecido entre os parentes como "ZIO PRETE" , por ter vindo jovem ao Brasil, trabalhou na construção da estrada Buarque de Macedo, no final do árduo trabalho diário costumava reunir os imigrantes italianos para rezar o terço. Daí surgiu a vocação ao sacerdócio. Voltou à Italia e se tornou padre. Retornou ao Brasil e então como padre fez o trabalho quase que sobrehumano de manter a fé em meio a tantas tribulações.
Com a reforma da Igreja de São João Batista os restos mortais foram retirados da Igreja e entregues aos padres Carlistas.

mais informações no site FAMILIA SEGANFREDO NO BRASIL, DE HENRIQUE  SEGANFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário